top of page

Honorários advocatícios sucumbenciais no incidente de desconsideração da personalidade jurídica

  • Foto do escritor: João Rafael Delboni
    João Rafael Delboni
  • 31 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

Desde o advento do Código de Processo Civil de 2015, o Superior Tribunal de Justiça vem entendendo pela impossibilidade de fixação de honorários advocatícios sucumbenciais nos casos de acolhimento ou rejeição do incidente de desconsideração da personalidade jurídica (e.g. REsp 1.845.536/SC e AgInt no AREsp 2326010 / SP).


Entretanto, em 12.09.2023, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça iniciou a potencial mudança no entendimento jurisprudencial relativo à matéria, pois decidiu por maioria, no julgamento do REsp 1.925.959/SP, que "[o] indeferimento do pedido de desconsideração da personalidade jurídica, tendo como resultado a não inclusão do sócio (ou da empresa) no polo passivo da lide, dá ensejo à fixação de verba honorária em favor do advogado de quem foi indevidamente chamado a litigar em juízo" (STJ, REsp 1.925.959/SP, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, Rel. p/ Acórdão Ricardo Villas Bôas Cueva, Terceira Turma, j. 12.9.23).


Trata-se de relevante decisão sobre a matéria, que, embora ainda não encontre eco nas demais Turmas do Superior Tribunal de Justiça, servirá para desestimular a instauração açodada de incidentes de desconsideração da personalidade jurídica.


João Rafael Delboni

Advogado. Mestre em Direito Processual pela UFES. Professor.


Tayson Garcia

Acadêmico do Curso de Direito da UFES

 
 
 

Comments


bottom of page